Blog

Esteja atento aos riscos ocultos do seu negócio

Talvez um bom empreendedor ou empresário tenha como diferencial enxergar o que os outros não enxergam. Seja movimentos e mudanças de mercado, mudanças de hábitos, mudanças na jurisprudência ou legislação, novos produtos ou modelos de negócios.

Se há algo oculto ao empreendedor ele não vê, se for algo bom pode estar perdendo uma oportunidade, se for algo ruim pode estar em ameaça sem mesmo desconfiar ou saber.

Os principais riscos ocultos são:

 

  1. Concentração de ativos e passivos de sua empresa:

 

Não dependa muito de poucos (as vezes de um só) fornecedores, clientes, pessoas ou produtos para garantir o funcionamento de sua empresa.

  1. Desconhecimento da lei que rege sua empresa:

 

As leis (trabalhistas, de defesa do consumidor e civil além da constituição Federal) estão para uma empresa assim como as leis da física estão para um skatista. O paralelo é interessante pois a maioria das empresas e skatistas possuem conhecimento da lei em sua maior parte empiricamente. No caso do skatista é mais fácil pois as leis da física não mudam, agora para empresas, e com um nível de dificuldade maior para o Brasil pela complexidade delas elas mudam.

Sempre é bom ter uma amigo advogado ou contratar serviços de um para discutir questões do dia a dia da empresa e assim ter tais riscos revelados e mapeados.

Muitos vão dizer que se for fazer o que o advogado fala então não se faz nada, pois há risco em tudo ou a empresa está descoberta em tudo.

Tentemos encarar de outra forma, a empresa segue tocando o negócio da forma que sempre tocou, apenas endereçando os riscos, mitigando eles, seja alocando recursos como contrapartida, seja tomando as decisões ou até mesmo precificando melhor.

franco-banker-esteja-atento-aos-riscos-ocultos-do-seu-negocio